Internet, rede global com interferências globais.

Internet, rede global com interferências globais.

Há alguns anos, o mundo presenciou um dos maiores ataques cibernéticos da história, que desacelerou a navegação em escala global. De lá para cá, a infraestrutura da internet evoluiu, mas a nossa dependência dela cresceu em uma velocidade ainda maior.

Recentemente, temos visto notícias frequentes sobre cabos de fibra óptica rompidos (seja por âncoras de navios ou vandalismo) e ataques de Negação de Serviço (DDoS) cada vez mais potentes. Esses eventos nos lembram de uma verdade técnica que muitas vezes passa despercebida: a internet é uma rede física, sensível e interconectada.

O Efeito Dominó na Rede Mundial

Muitas vezes, um problema que parece local — como a lentidão no carregamento de um vídeo — é reflexo de um incidente do outro lado do oceano ou em uma infraestrutura central de telecomunicações.

Para serviços estáticos (como abrir um e-mail ou ler uma notícia), pequenas falhas na rota passam despercebidas, pois o navegador “tenta de novo” sem você ver. Porém, para serviços de Streaming e Áudio em Tempo Real, a história é diferente. Esses serviços exigem uma conexão contínua e estável. Qualquer oscilação na rota, perda de pacotes ou congestionamento em um Ponto de Troca de Tráfego (PTT) resulta em “travamentos” ou buffering.

Não é o Servidor, é o Caminho (A Rota)

Constantemente monitoramos nossos servidores e a integridade dos nossos links. No entanto, grande parte das solicitações de suporte que recebemos sobre “instabilidade” não tem origem no servidor final, mas sim no “caminho” que a internet faz até chegar à casa do ouvinte ou espectador.

Imagine a internet como uma rodovia: nós garantimos que a garagem (o servidor) está aberta e o carro funcionando, mas não temos controle sobre engarrafamentos, buracos ou desvios que ocorrem nas estradas (provedores de internet e backbones) até o destino.

Ferramentas para Monitoramento em Tempo Real

Para ajudar a entender o cenário atual da internet e verificar se uma falha é geral ou local, atualizamos nossa lista de ferramentas de monitoramento global:

  • Downdetector: O melhor termômetro atual. Mostra se grandes provedores (VIVO, Claro, Tim) ou serviços (YouTube, WhatsApp) estão com problemas massivos reportados por usuários.

  • Cloudflare Radar: Mostra o tráfego da internet mundial em tempo real e ataques cibernéticos acontecendo agora.

  • Submarine Cable Map: Um mapa visual de todos os cabos submarinos que conectam o mundo (e que frequentemente sofrem rupturas).

  • IX.br (Antigo PTT Metro): Para usuários avançados, mostra o tráfego nos Pontos de Troca de Tráfego do Brasil.

  • Lumen (Level 3) Threat Map: Mapa de segurança e fluxo de dados de uma das maiores operadoras de backbone do mundo.

Estamos sempre atentos a essas movimentações para garantir a melhor entrega possível dentro da nossa infraestrutura. Caso perceba instabilidade, vale a pena conferir essas ferramentas para entender se o problema é isolado ou parte de um cenário maior.

Conte com nossa experiência!

Foque no que você faz de melhor e deixe que cuidamos da presença online da sua empresa de forma descomplicada e com a qualidade que você merece.